Bem Vindo ao SEAAC de São José do Rio Preto
Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de São José do Rio Preto e Região
 

Notícias

FERIADO DE CARNAVAL - 01/03/22

16/02/2022

A dúvida do momento é: Carnaval de 2022 é feriado?

Para responder essa questão é necessário entender o que gerou essa dúvida.

Neste ano, com o objetivo de diminuir a contaminação e a proliferação do vírus da Covid-19, Estados e Municípios adiaram as festividades de rua, desfiles e blocos para o feriado de Tiradentes, 21 de abril. Esta é a única mudança em relação aos anos anteriores.

Mesmo não constando no calendário nacional de feriados, o carnaval incorpora-se fortemente à cultura pátria, o que lhes confere nítido tratamento de “feriado nacional”, durante o qual, usualmente, os trabalhadores são dispensados das atividades, na maior parte das profissões, em todo o território brasileiro.

Independentemente de estar ou não na lei, o entendimento é que o carnaval é feriado de fato e deve ser respeitado pelos empregadores, por estar incorporado na cultura e nos costumes do povo brasileiro.

Outra questão a se ressaltar é o fato do empregador em anos anteriores já ter concedido normalmente a folga no carnaval e portanto já incorporou essas folgas no patrimônio dos empregados, o que gera alteração tácita do contrato de trabalho. 

Como acontece todos os anos, Estados e Municípios decretaram ponto facultativo neste carnaval e não haverá funcionamento nas repartições públicas, bancárias e as escolas também não funcionarão.

Aproveite o feriado de carnaval com sabedoria, curta a sua família e amigos. 
 
Se cuide, use máscaras, higienize as mãos e evite ambientes com aglomeração.

•  VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
 
  • Filiado a CSB

  • Currículos

  • Palavra do Presidente